Perguntas Frequentes


Quanto custa?

Provavelmente bastante menos do aquilo que pensa. No entanto, deverá saber que o preço de cada exemplar varia de acordo com o número de páginas, se há uma impressão, total ou parcial, a cores; se a capa é personalizada ou se é standard; se o livro só tem texto ou se também tem imagens; o número de exemplares também faz variar o preço por exemplar: quanto mais exemplares, menor o preço por unidade.

 

Quanto recebo? Quem estabelece o preço dos livros?

Recebe aquilo que pretender receber e, evidentemente, em função do número de exemplares vendidos; ou seja, é o autor quem estabelece o preço por exemplar e quanto maior for a margem de lucro estabelecida em relação ao preço de custo, maiores serão as receitas.

 

Há um contrato escrito?

Há. Assim que todos os detalhes em relação ao livro ficam estabelecidos será enviado, por email, um documento legal onde estão estabelecidos os termos do contrato. Após a assinatura esse documento é enviado pelo correio para a editora iniciando, assim, o processo editorial.

 

Direitos de autor?

Os direitos de autor estão sempre protegidos, no nosso sistema também o copyright (direito de impressão) se mantém com o autor, permitindo-lhe, por exemplo, que possa fazer uma segunda edição da obra com uma outra editora.

 

Podem alterar o meu texto?

Qualquer alteração feita ao texto será sempre a pedido do autor e/ou com autorização do autor. Sem ser nestas circunstâncias, não há lugar a qualquer tipo de alteração ao texto apresentado.

 

Vantagens em publicar neste sistema?

Controlar todo o processo desde a escrita à publicação, mas tendo sempre aconselhamento e quem cuide dos vários aspectos assim que eles vão sendo definidos.

Maior rapidez em ter a obra disponível ao público.

Maiores lucros: 50 a 60% versus os habituais 15%.

Definir o tipo de promoção e divulgação que pretende para a sua obra.

Não há uma produção excessiva de exemplares e a respectiva necessidade de armazenamento. Falamos de pequenas quantidades, facilmente escoáveis. Deste modo o investimento é mais baixo e é sempre feito um mínimo de garantias – na Tecto de Nuvens tem a possibilidade de, se conseguir vender todos os exemplares, recuperar todo o dinheiro investido e ainda ganhar, pelo menos, uma quantia igual àquela que investiu.

 

Número mínimo de exemplares?

Não há um número mínimo de exemplares, mas sendo o número de exemplares um dos factores que têm influência no orçamento (quantos mais exemplares menor o custo unitário), alguns números mais baixos não são muito competitivos.

 

Distribuição e venda?

Este é outro ponto totalmente controlado pelo autor. O livro pode ser vendido onde e como o autor o entender, estando sujeito às regras impostas pelo mercado em termos de quantidades e de comissões.

Sempre que solicitado, veremos com os autores as melhores soluções para a venda da sua obra e, se o autor assim o pretender, podemos, em nome do autor, negociar algumas dessas soluções.

Podemos vender o livro através dos nossos meios; colocá-los em diferentes plataformas online; em algumas lojas físicas. Temos parcerias com vários distribuidores internacionais que fazem chegar os livros a várias partes do mundo.

 

Materiais promocionais?

Caso autor o deseje podemos providenciar toda a espécie de artigos promocionais, devidamente personalizados, para ajudar a divulgar o livro ou para serem vendidos em conjunto com ele. O departamento gráfico, em sintonia com o autor, ajudará a escolher e a personalizar os materiais que melhor se adeqúem a cada caso.

 

Tenho algumas coisas escritas à mão ou à máquina. Posso enviá-las assim?

Sim, terá nesse, caso é de mandar pelo correio (pode ser uma fotocópia, desde que o texto seja bem legível).

 

Como é que publicam textos escritos à mão ou à máquina?

Antes de se iniciar o processo de edição, teremos de fazer o processamento do texto – é um serviço pago, e que poderá ser feito independentemente de haver, ou não, publicação.

 

Qual o motivo pelo qual é recomendável enviar uma cópia do livro à IGAC?

Os direitos de autor estão sempre protegidos, mesmo sem o registo na IGAC, mas assim, e por uma questão de segurança, para ter a certeza de que o título da sua obra não pertence já a outro autor, evitando assim, questões legais, garante que mais ninguém utiliza um título igual ao seu. De qualquer maneira, o uso de um subtítulo costuma evitar problemas, dado a possibilidade de haver um título e subtítulo iguais ser menor.

O registo pode ser feito antes ou depois da publicação.

Para mais informações consulte a página da IGAC na Internet - https://www.igac.gov.pt/inicio

 

Quando é que é necessária a declaração da cedência de direitos?

Sempre que na sua obra usar textos: prefácios, posfácio, introdução; imagens: desenhos, fotografias, etc., que não sejam de sua autoria. Os nomes das pessoas responsáveis pelos textos e imagens acima referidos devem, também constar da ficha técnica do livro.

Se for este o caso do seu livro, solicite-nos um formulário para esse efeito.

 

Só publicam livros em capa mole?

Não, também publicamos livros em capa dura e e-Books.

 

Não tenho muita disponibilidade para me deslocar a uma Editora durante o expediente, como faço?

Todo o processo está concebido para ser tratado à distância, sem qualquer necessidade de reuniões presenciais; no entanto, caso o autor considere que essas reuniões são indispensáveis, poderão ser feitas (o autor é que terá de se deslocar até nós), desde que marcadas com antecedência.

 

Não vivo em Portugal e sei que fica muito caro enviar uma grande quantidade de livros para cá, têm alguma solução?

Temos a possibilidade de imprimir livros tanto nos Estados Unidos (que serão distribuídos por todo o país e pelo Canadá) como no Brasil.

O autor poderá dividir a impressão fazendo metade dos livros na Europa para distribuir cá e a outra metade nos Estados Unidos e no Brasil.



Publicações on demand - Iniciar o processo - Tipos de edição - Perguntas frequentes


Menu



Newsletter
Inscreva-se para receber