Tipos de Edição


Escrever um livro é um feito, é o feito. Onde é publicado não é tão significativo, não é o mais importante, não é tanto uma decisão relativa ao valor do conteúdo, é mais uma decisão comercial para todas as partes envolvidas.

“Qual é a melhor maneira, para mim, de publicar este livro?” O autor é quem define o conceito de “melhor”. In “Marketing Editorial on demand – Porque os livros não se vendem sozinhos!” -; Tecto de Nuvens, 2016

 

Standard

Há um pacote básico de edição que inclui a burocracia (ISBN, Depósito Legal, etc.) entrega num endereço; oferta de tantos marcadores de livros quantos os exemplares encomendados; paginação, capa standard (a capa é sempre igual, varia o título e nome do autor) e impressão. A este pacote pode ser adicionado uma capa semi-personalizada ou completamente personalizada; revisão do texto; colocação do livro nas principais plataformas de venda online nacionais e internacionais; colocação em distribuidores internacionais; disponibilização do texto no catálogo de vendas; acesso ao serviço “Print On Demand”; criação de eBooks tanto em PDF como em e-Pub.

A Editora fornece e coordena todos os serviços necessários como ilustração, distribuição; serviços de Marketing; Merchandising; etc. que os autores pretendam.

 

Faça Você Mesmo Publicação

Para designers e para autores mais experientes há a possibilidade de fazerem sozinhos parte ou a totalidade dos serviços de pré-edição. A Editora tratará da burocracia e da impressão, bem como de qualquer outra tarefa que não seja assegurada pelo autor.

Veja mais detalhes aqui

Pode aceder igualmente a todos os serviços de pós-edição.

 

Print On Demand

Aqui é mesmo a versão mais “pura” da designação: livros que são impressos apenas à medida que são encomendados. Fora de Portugal qualquer pessoa pode encomendar o seu livro em papel, neste caso o livro não nos é solicitado, nem sai do seu stock caso tenha, também, feito uma edição em papel; a gerente da plataforma, a Amazon, por exemplo, aceita o pedido e imprime o exemplar solicitado. Estes livros são vendidos a preços (e promoções) estabelecidos por cada plataforma e para cada país. O seu livro passa a estar disponível, com toda a comodidade, para pessoas a viver nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Japão, Nova Zelândia, etc. – Sermos nós a enviar teria custos incomportáveis.

– Estas impressões on demand podem ser ligeiramente diferentes da versão em papel, cada gráfica tem os seus papéis e características próprias. -

Versões em PDF também estarão disponíveis, naturalmente, mas o formato que oferecemos para as diferentes plataformas é o e-Pub para que possa ser lido por quem tem e-Readers (leitores digitais, para aqueles que são mais alheios a estas coisas…).

A versão para os e-Readers vai estar disponível em todas as plataformas pelo mundo inteiro, e também nas plataformas do grupo Porto Editora.

Tanto para os e-Books como para o on demand (a pedido) os preços não são estabelecidos por nós, não se aplica o PVP para Portugal.

Se o autor não pretender uma edição em papel, mas apenas a versão e-Book, o processo em termos de paginação e capa é similar, mas, naturalmente, não há escolha de papéis e acabamentos de capa; no entanto, alguns tipos de publicação com imagens, tabelas, gráficos, etc., não são aceites por algumas das plataformas pelo que poderemos desaconselhar o e-Book, em alternativa, o autor pode ter uma versão mais simples, apenas em PDF.

O acesso às plataformas internacionais em versão digital está também disponível para a “Edição Tradicional” e para o “Faça Você Mesmo”.

 

Tipos de Publicação

Para além de publicações nos géneros literários tradicionais em prosa e em poesia mais usuais tais como romances, ensaios, contos, poemas, etc; pode aproveitar este tipo de edição para publicar BD; Biografias; Edições Póstumas; Colectâneas; Fotografia; Teses e livros feitos nas Escolas.

Qualquer que seja o seu projecto, contacte-nos e encontraremos as melhores opções para o seu livro.

Publicações on demand - Iniciar o processo - Tipos de edição - Perguntas frequentes


Menu



Newsletter
Inscreva-se para receber