Publicações on demand (a pedido)



Todos
são autores

Há muitos autores frustrados, pois não passam no crivo das editoras tradicionais, o que nem sempre é reflexo da falta de qualidade do texto, mas apenas por ser dirigido a um nicho de mercado demasiado pequeno para merecer o interesse, e o investimento, da editora. Neste sistema, estes autores terão oportunidade de chegar a esse nicho de mercado pois não só terão o livro publicado como, se o pretenderem, a Editora poderá usar todos os seus contactos para proceder à divulgação da obra.

Há, igualmente, muitas pessoas que escrevem por lazer e não pretendem grandes edições, apenas alguns exemplares para guardar ou oferecer, o que não justifica um grande investimento, mas que justifica um pequeno.

Para além destes casos, há autores já com obra publicada e capazes de assegurar a impressão mínima standard, mas que não pretendem esperar o tempo médio de edição de uma editora tradicional – que tem sempre por prioridade assuntos e figuras da ordem do dia e/ou com algum grau de polémica como pano de fundo – que ronda os dois anos; no nosso sistema, em poucos meses, ou mesmo em semanas, tem o seu livro nas mãos.

Os sistemas on demand estão a permitir que novos autores e “autores de ocasião” possam publicar os seus livros não só a um preço consideravelmente mais económico do que o da tradicional edição de autor, mas também com outro tipo de qualidade e com serviços profissionais para a pré-impressão (aqui não é só entregar a pen ou fazer upload do ficheiro). Tudo isto a partir de um número de exemplares bastante mais baixo (literalmente 1). Neste sistema, após a edição do número de cópias contratada, só serão publicados os exemplares encomendados pelos leitores, caso os autores também queiram disponibilizar os livros para Print On Demand*. Deste modo, não há a necessidade de despesas de armazenamento e distribuição, o que baixa, consideravelmente, o preço final por exemplar, e aumenta, significativamente, a margem de lucro do autor (margem esta, sempre definida pelo próprio autor).

*Print On Demand (Impressão a pedido): os livros são vendidos em plataformas próprias (Amazon, por exemplo) um pouco por todo o mundo, sendo impressos apenas após haver encomenda.

Em simultâneo com esta modalidade (POD) o autor pode logo ter exemplares em papel que podem ser vendidos pelo autor e também, em regime de consignação, pela Tecto de Nuvens e por várias lojas online (Wook, Bertrand, FNAC, etc.) e por lojas físicas.

Dependendo das características do livro, este também poderá ser editado em ebook, em PDF e/ou em ePub.

 

Não deixe que sejam os critérios dos outros a decidir a sua vida literária, escreveu um livro e acha que o deve dar a ler a outros, faça-o e pronto. Quem acredita na qualidade daquilo que escreve devia ter como o primeiro passo lógico a dar, o investir na sua publicação e divulgação; porque se não queremos investir em nós próprios, como podemos esperar que os outros o façam? Mostre ser mais inteligente e mais confiante e aposte, pelo menos, numa primeira edição (se o seu trabalho tem a qualidade que você acha que tem, não tarda serão outros a querer apostar em si).

Os sistemas on demand têm muitas mais vantagens para o autor do que o sistema tradicional, em particular se falamos de autores ainda desconhecidos. Porquê? Porque nunca vai abrir mão de nenhum dos seus direitos (autor e copyright, por exemplo); porque vai controlar todo o processo: do formato do livro, ao tipo de capa, número de exemplares, onde vender; passando por manter o texto exactamente conforme o escreveu. Mais importante, tem mais lucros; melhor, tem os lucros que pretender ter: neste sistema a margem de lucro é definida pelo autor, uma vez que é este quem estabelece o preço do livro e dado não haver intermediários, ou haver menos do que no sistema tradicional; está comprovado que o simples facto de ter o livro numa livraria não é garantia de que os potenciais leitores tenham conhecimento dele (não sem uma grande máquina de marketing que acaba por consumir uma boa parte dos lucros). Com a publicação on demand (e a vantagem de a impressão digital permitir tiragens pequenas, de grande qualidade e a preços baixos) é mais fácil divulgar e vender os livros on line ou ser o próprio autor, que tem um conhecimento privilegiado do seu público-alvo a proceder à venda; em qualquer dos casos com pouca ou nenhuma comissão sobre o lucro das vendas e, sem dúvida, com maior visibilidade para o potencial leitor.

Outra vantagem é poder obter ajuda para o seu investimento recorrendo a mecenas e/ou patrocínios (mesmo contribuindo com pequenas quantias, têm direito a ter o nome a figurar na contracapa ou em qualquer outro local de destaque).

Como vê, há todo um conjunto de vantagens que vale a pena considerar. E não se preocupe se, por acaso, não sabe bem como se movimentar no meio literário, desde a primeira hora que beneficiará de um serviço de aconselhamento que o ajudará a tomar todas as decisões, já para não referir que tratamos também de todas as outras formalidades e questões logísticas, tais como o Depósito Legal, ISBN, etc.

Então? De que está à espera? Deixe os leitores apreciarem a sua obra!


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